O Culto de Ifá – UNESCO.
Sistema de Advinhação de Ifá.
Patrimônio Imaterial da Herança Oral e Cultural da Humanidade.
A Unesco, Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, na Conferência Mundial de 2005 , proclamado em 2006. Reconhece o Culto de Ifá Orunmila, sociedade dos Babalawos como patrimônio da humanidade, assim como o Culto de Gelede da Nigéria, Benin e Togo.
O Sistema de Advinhação de Ifá foi proclamado em uma das Obras-Primas, Património Oral e Imaterial da Humanidade.
A Proclamação das Obras-Primas das tradição Oral e imaterial é um passo decisivo na estratégia de UNESCO para salvaguardar o nosso património vivo.
As proclamações 2001, 2003 e 2005, estabeleceu uma lista de 90 exemplos notáveis do Patrimônio Cultural (ICH) no mundo.
No documento da Unesco sugere que: “os Patrimônio Oral e Imaterial tem a necessidade de salvaguarda;
• Catalogar e Inventáriar o Património Oral e Imaterial da Humanidade
•Encorajar os países a desenvolver inventários nacionais e medidas legais e administrativas para proteger Patrimônio Oral e Imaterial;
• Incentivar a participação de artistas e tradicionais aqueles com experiência local na identificação e revitalização.
O programa distingue duas categorias de patrimônio cultural;
1) Imaterial : as formas de expressão popular e tradicional.
2) espaços culturais, definido como um “Locais com concentrações de atividades populares e tradicionais.”
Tradução do texto em Espanhol abaixo links dos textos originais:
O Sistema de Adivinnhaçãode Ifa
NIGERIA
O sistema de adivinhação Ifa, que utiliza um grande corpus textos e fórmulas matemáticas, é praticada em comunidades Yoruba e Africano diáspora nas Américas e no Caribe. A palavra Ifa refere-se à mística figura Ifa ou Orunmila, o iorubá como a divindade de sabedoria e desenvolvimento intelectual.
Em contraste com outras formas de adivinhação na região recorrer a um médium, Ifa adivinhação não depende poderes proféticos de uma pessoa, mas um sistema sinais que são interpretados por um adivinho, o sacerdote de Ifá ou Babalawo, literalmente “pai do sacerdote”. Se aplica o Sistema de adivinhação de Ifa, cada vez que o indivíduo tem que tomar uma importante decisão, individual ou coletiva.
O corpus literário de Ifá, chamado odu, consiste de 256 peças subdividida em versículos chamados ese, cujo número exato é desconhecido, porque eles estão constantemente a aumentar (existem cerca de 800 ese per odu). Cada 256 odus têm sua figura adivinhatoria, uma assinatura específica, a qual é determinada pelo Babalawô, que usa nozes de palma sagradas e cadeia de adivinhação. O ese (conto), considerado o mais importante da adivinhação Ifa, são cantados pelos sacerdotes em linguagem poética. Esses versos refletem a história, linguagem, crenças, visão de mundo do Yoruba e questões sociais também contemporâneas. Conhecimento de Ifa foi, preservada, dentro das comunidades Yorubas e transmitidos entre os sacerdotes de Ifá.
Sob a influência de pressões coloniais e religiosas, crenças e práticas foram sujeitos a grave discriminação.
Sacerdotes de Ifa, a maioria dos quais já estão idosos, têm apenas modestos meios para manter a tradição, transmitir conhecimento complexo treinar aqueles que vão sucedê-los. Portanto, a juventude e o povo Yoruba estão perdendo o interesse em praticar e consultar sistema de adivinhação Ifa, que é acompanhado por um aumento da intolerância aos sistemas tradicionais de adivinhação em geral.
Veja o mapa das regiões e países que foram atingidos pelo projeto da Unesco.
Foram no total 90 Culturas e Religiões reconhecida em nosso globo pela Unesco, infelizmente nosso pais e as americas não foram catalogadas. Vamos aguardar o que ainda vai rolar.
Texto adaptação e Tradução: Babalawo Ifa Olaifa Ogboni Iwase Alberto Junior
http://unesdoc.unesco.org/images/0014/001473/147344S.pdf -Em Espanhol – Página 73
http://unesdoc.unesco.org/images/0014/001473/147344e.pdf -Em Inglês – Página 73